sexta-feira, 26 de novembro de 2010



Hoje pesquisámos sobre o termo "Violência" e chegámos a conclusão que: a violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objecto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento ou conjunto de deriva de vis, força, vigor); aplicação de força, vigor, contra qualquer coisa ou ente.
Assim, a violência diferencia-se de força, palavras que costuma estar próximas na língua e pensamento quotidiano. Enquanto que força designa, em sua acepção filosófica, a energia ou "firmeza" de algo, a violência caracteriza-se pela acção corrupta, impaciente e baseada na ira, que não convence ou busca convencer o outro, simplesmente o agride.
Existe violência explícita quando há ruptura de normas ou moral sociais estabelecidas a esse respeito: não é um conceito absoluto, variando entre sociedades. Por exemplo, rituais de iniciação podem ser encaradas como violentos pela sociedade ocidental, mas não pelas sociedades que o praticam.



quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Nos dias de hoje a incidência da violência recai mais sobre os jovens. Antigamente as mulheres vitimas de abusos domésticos variavam entreos 35 e os 60 anos de idade, actualmente, incide-se nas idades entre os 20 e os 40 anos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010




A violência no namoro é um acto de violência, pontual ou contínuo, cometido por um dos parceiros numa relação amorosa. Acontece quando um dos parceiros exerce poder e controlo sobre o outro com vista a conseguir o que pretende. Em Portugal estima-se que uma em cada quatro jovens é vítima de violência no namoro. A violência no namoro é considerada um crime público punível por lei e integra-se no quadro legal da violência doméstica.
A violência no namoro é identificada através de maus tratos físicos e psicológicos, abusos e violências sexuais, intimidações, humilhações, etc. E é causada normalmente por ciúmes possessivos, perturbações psicológicas, uso de álcool e drogas, etc.
Consequências da violência no namoro:
·         Perda de apetite
·         Nódoas negras no corpo e/ou no rosto
·         Nervosismo
·         Tristeza
·         Ansiedade
·         Sentimentos de culpa
·         Baixa auto-estima
·         Depressão
·         Isolamento
·         Gravidez indesejada
·         Doenças sexualmente transmissíveis
·         Baixo rendimento escolar ou abandono escolar
·         Suicídio

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Apesar de invisível, a violência nas relações homossexuais é “tendencialmente mais elevada”.
O mais comum é insultar, difamar, humilhar, partir ou danificar objectos de propósito ou deitar a comida no chão para assustar, gritar ou ameaçar, dar uma bofetada. Estes são os efeitos.
A maior causa é o ciúme.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Hoje vamos falar sobre a violência contra o homem. Muitas vezes ao falarmos sobre a violência referimo-nos somente a violência contra a mulher, mas na realidade, ao pesquisarmos, encontramos vários casos de homens agredidos pela sua acompanhante. No geral, estes não denunciam por serem "do sexo mais forte". Por esta razão nunca teremos o número exacto de vítimas do sexo masculino.